Indo pra segunda viagem internacional, dessa vez por 3 semanas, porém, com todas as despesas pagas pelo programa que nos deu a bolsa, achei interessante falar sobre a possibilidade de viajar durante a faculdade e, o melhor, com a ajuda dela!
Nossa primeira experiência, há 6 meses, foi pela IFMSA, uma Organização de estudantes de medicina responsável por intercâmbios nacionais e internacionais, além de projetos e campanhas de cunho sócio-educativo-cultural. Há um processo seletivo, que leva em consideração participação em projetos , campanhas e congressos, além de publicações, e ao ser selecionado paga-se algumas taxas, que te dão direito a hospedagem e uma refeição diária, e todo o resto é por sua conta, passagens, seguro saúde, transporte na cidade, etc. Ou seja, sai caro, mas foi uma excelente experiência, e quem tem condições deve ir com certeza.
Dessa vez, nos inscrevemos num programa chamado Top Espanha, ofertado pelo Banco Santander a várias universidades do Brasil. Também existe um processo seletivo baseado no desempenho curricular. Foram ofertadas 3 vagas para a nossa Universidade (UFRR), e fomos selecionados. E nem preciso falar da felicidade que foi poder voltar à Europa em menos de um ano. A bolsa top Espanha proporciona um curso de língua e cultura espanhola de 3 semanas na Universidade de Salamanca, uma das mais antigas da Europa, e a cidade de Salamanca é considerada patrimônio cultural da humanidade, ou seja, é uma excelente oportunidade, mesmo pra quem não estava interessado em estudar espanhol.
Como disse no começo, o programa paga praticamente tudo, as passagens, a estadia, 3 alimentações diárias, seguro saúde, o curso e um passeio em outra cidade histórica espanhola. Como ainda estamos indo, depois falo da qualidade de tudo isso, mas de acordo com relatos de participantes de versões anteriores é tudo excelente!
Então, os universitários têm muitas oportunidades hoje em dia. O Ciências sem fronteiras está bombando e com cada vez mais facilidades, muitos colegas da faculdade estão indo, e adorando. E existem outros programas também, com períodos menores, o próprio Santander tem um programa com bolsa de 6 meses na Espanha, esse ano também vi bolsa para o Canadá, e por aí vai.
Para quem tem interesse recomendo ficar de olho nos processos seletivos que aparecem em suas universidades e claro, ir aprimorando o currículo para ter todas as chances de ser aprovado!

Nenhum comentário:
Postar um comentário