terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Parada rápida em Ávila + orelhas, bochechas e mãos geladas!



Chegamos em Madri, perto do meio dia, a passagem pela imigração foi rápida de sem nenhum problema e fomos encaminhados aos ônibus que nos levariam a Salamanca, com uma parada para almoçar em Ávila.
Ávila é uma cidadezinha encantadora, com cerca de 50.000 habitantes e muita história, principalmente medieval...Conquistada pelos romanos e invadida pelos bárbaros visitados na idade média, não se vê influência romana, e sim uma muralha incrível de 2,5km e 11 metros de altura, utilizada pra proteção do reino na idade média. Além disso uma catedral onde há o túmulo de um mártir que virou santo (São Vicente), na qual infelizmente não tivemos tempo pra entrar, mas a arquitetura segue o perfil medieval, muito bonita!
Demos uma parada em uma loja de lembrancinhas, pra comprar os benditos ímãs de sempre. E havia também espadas e réplicas de armas de fogo de modelo medieval para comprar de lembrança.
O almoço foi num lugar charmosinho, (com problemas só com a limpeza das taças e talheres, rsrs), e provamos de entrada Judias blancas (um tipo de feijão branco com pedaços de bacon e calabresa), depois Cerdo com batatas e uma farta de san marcos de sobremesa (mas não sei explicar de que ela é feita exatamente), tudo acompanhado de vinho tinto. 

Cerca de 7 graus, com um ventinho e uma chuviscada pra agitar, começamos a conhecer o Frio que enfrentaremos nessas 3 semanas! Sobre o friozinho, as partes bem aquecidas ficaram bem. Mas as orelhas, bochechas e mãos (sem luva) sofreram um pouquinho.  
Grata experiência essa parada em Ávila, ouvir falar do reino de Áragon, castilla e granada, vendo essas paisagens com certeza foi incrível!

Recomendações aprendidas para facilitar a vida prática:
-Sempre ande com o protetor/hidratante labial no frio!
-Luvas e tocas são muito úteis!
-Nao esqueça a garrafinha de água!


Almoço em Ávila!


Muralha da época medieval.


segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Viajar, viajar... Algumas dicas para universitários!

Indo pra segunda viagem internacional, dessa vez por 3 semanas, porém, com todas as despesas pagas pelo programa que nos deu a bolsa, achei interessante falar sobre a possibilidade de viajar durante a faculdade e, o melhor, com a ajuda dela!


Nossa primeira experiência, há 6 meses, foi pela IFMSA, uma Organização de estudantes de medicina responsável por intercâmbios nacionais e internacionais, além de projetos e campanhas de cunho sócio-educativo-cultural. Há um processo seletivo, que leva em consideração participação em projetos , campanhas e congressos, além de publicações, e ao ser selecionado paga-se algumas taxas, que te dão direito a hospedagem e uma refeição diária, e todo o resto é por sua conta, passagens, seguro saúde, transporte na cidade, etc. Ou seja, sai caro, mas foi uma excelente experiência, e quem tem condições deve ir com certeza.


Dessa vez, nos inscrevemos num programa chamado Top Espanha, ofertado pelo Banco Santander a várias universidades do Brasil. Também existe um processo seletivo baseado no desempenho curricular. Foram ofertadas 3 vagas para a nossa Universidade (UFRR), e fomos selecionados. E nem preciso falar da felicidade que foi poder voltar à Europa em menos de um ano. A bolsa top Espanha proporciona um curso de língua e cultura espanhola de 3 semanas na Universidade de Salamanca, uma das mais antigas da Europa, e a cidade de Salamanca é considerada patrimônio cultural da humanidade, ou seja, é uma excelente oportunidade, mesmo pra quem não estava interessado em estudar espanhol.

Como disse no começo, o programa paga praticamente tudo, as passagens, a estadia, 3 alimentações diárias, seguro saúde, o curso e um passeio em outra cidade histórica espanhola. Como ainda estamos indo, depois falo da qualidade de tudo isso, mas de acordo com relatos de participantes de versões anteriores é tudo excelente!
Então, os universitários têm muitas oportunidades hoje em dia. O Ciências sem fronteiras está bombando e com cada vez mais facilidades, muitos colegas da faculdade estão indo, e adorando. E existem outros programas também, com períodos menores, o próprio Santander tem um programa com bolsa de 6 meses na Espanha, esse ano também vi bolsa para o Canadá, e por aí vai. 

Para quem tem interesse recomendo ficar de olho nos processos seletivos que aparecem em suas universidades e claro, ir aprimorando o currículo para ter todas as chances de ser aprovado!

Em breve noticias da Espanha!!!